Domingos Utimura sempre foi fascinado por tudo que o desafiava, desmontava aparelhos eletrônicos para conhecer seu funcionamento, construía aviões aeromodelos, e enfim seu hobby preferido pequenos foguetes dotados com dois estágios equipados com um pára-quedas. Eis um fato inusitado, ocorreu no ano de 1967, após 300 foguetes lançados, todos sem nenhum problema, eis quando na tentativa de lançar um novo protótipo com inovadores três estágios, houve uma pequena falha na passagem entre o primeiro para o segundo estágio, um atraso de décimos de segundo foi o suficiente para alterar o rumo do foguete colocando-o em um vôo horizontal, perdendo rapidamente a altitude adentrando em uma residência pela porta da frente atingindo a sala de estar e parando debaixo de um televisor.
Lá permaneceu queimando o restante do seu combustível sólido, e somente após soltar seu pára-quedas podia-se ouvir os gritos de duas senhoras saindo para o meio da rua.

Este caso ocorreu no dia 08 de Março de 1969, em meio a uma filmagem de automóvel, Domingos Utimura, um assistente, e o piloto foram vitimas de uma pane no motor do helicóptero em pleno vôo, eis que totalmente sem controle o helicóptero caiu, para sorte de seus ocupantes o aparelho atingiu a copa de uma árvore amortizando o impacto da queda. Todos sobreviveram com escoriações leves.
No dia 19 de Dezembro de 1997, Cesar Utimura resolveu criar algo diferente para aquele Natal, pensando assim, instalou no carro do Pai cerca de 2.000 lampadinhas de natal alimentadas com 02 transformadores e duas baterias extras, tal evento valeu uma publicação na revista ISTO É.
Esta é pra ficar na lembrança, no dia 17 de Dezembro de 2004, César Utimura manteve montado na lateral da casa de seus pais uma réplica de um tiranossauro Rex com cerca de 5 metros de altura por 9 metros de comprimento, totalmente modelado a mão. Ao ter um fim de semana livre resolveu decora-lo com cerca de 3.000 lampadinhas de Natal e um gorro gigante de Papai Noel. As crianças adoraram e o jornal local também.
Você sabia que em 1980, Domingos Utimura fazia um Orelhão (nome popular dado aos telefones públicos), morrer diante das câmeras?
Isso mesmo, a genialidade de Domingos Utimura permitiu a realização do filme com o uso da mecânica dos efeitos especiais, dando ênfase a toda plástica e dramaticidade da cena.
Este filme foi criado pela agência DPZ intitulado “ Vandalismo” e produzido pela Espiral, Domingos Utimura ganhou o prêmio de melhor efeitos especiais pela entidade “HOLLYWOOD RADIO and TELEVISION SOCIETY”, lhe concedendo o prêmio “INTERNATIONAL BROADCASTING AWARD of 1980” obtendo o reconhecimento internacionalmente.

O impacto do filme “Vandalismo” teve repercussões imediatas logo após sua exibição, toda crítica estava elogiando o trabalho realizado, o entendimento geral foi tanto que cartunistas renomados como Mauricio de Souza passaram a reforçar a idéia junto ao publico Infantil.
Durante as filmagens de GILLETTE em Milão, tive a oportunidade de trabalhar junto a BBDO México com produção da Postal Pictures e A.S.A.P Production, ao lado de Kaká e Rafael Marquez, valeu!!!
Um dia Isabelle da produtora Zohar, me solicitou a produção de um carrinho com estilo bem futurista, do início do projeto até a sua conclusão foram apenas quatro dias...e quatro noites de muito trabalho.
Durante as filmagens pude observar a criança que iria pilotar, uma coisa é certa...alimentar um sonho vale a pena.
Durante a copa do mundo de 2006, meu amigo Clóvis Mello da produtora Cine Cinematográfica me colocou diante a um desafio; construir uma trave com proporções maiores para a nova campanha da Ambev / Skol. Para aumentar o desafio dentro de cada um dos tubos verticais teriamos dois modelos um em cada tubo; nestas condições eles deveriam andar pelo campo fugindo da bola evitando assim o gol adversário. Foram 12 dias de estudos técnicos até a finalização do projeto, no dia da filmagem para minha surpresa os modelos não conseguiram interagir com a trave, pois tinham fobia....por essa ninguém esperava!!! Tudo bem, entrei em um dos tubos e com a ajuda do Alemão de dentro do outro tubo controlamos a trave durante toda a filmagem; afinal... vontade, força e amizade ajudam a transformar ficção em realidade.
Depois de 03 anos o tiranossauro-rex é vendido para um parque temático em brotas.
Domingos Utimura desenrolou um tapete, será verdade ou uma lenda?

Isso realmente aconteceu, e foi assim...

Havia um roteiro que pedia um enorme rolo de tapete vermelho desenrolando sozinho cruzando o quadro de ponta a ponta. Ligaram para o Domingos que na mesma hora passou o orçamento, depois disso tentaram resolver por conta... Mas no dia da filmagem nada do tapete desenrolar, após inúmeras tentativas sem resultados ligaram novamente para o domingos que teve que sair as pressas. Chegando ao estúdio, Domingos olhou, pensou, e disse: “Inclina todo o piso do cenário 30 graus, após dizer isso ele virou e foi embora sem antes deixar a notinha.
E não é que o tapete desenrolou!


LUZ, CAMERA...AÇÃO... CORTA!

Essa é engraçada, Domingos estava em meio a um filme para salsichas Sadia, no roteiro essa salsicha tinha que num dado momento formar a letra “S”, imagine que para fazer a salsichas entortar foi necessário filmar quadro a quadro, essa técnica requer muita paciência e habilidade. Após horas de trabalho finalmente o “S” da salsicha estava pronto para o ultimo plano, neste momento a modelo deveria simplesmente participar da cena com um belo sorriso, o diretor então gritou LUZ, CÂMERA, AÇÃO...Insatisfeito com a cena disse, CORTA! A modelo não pensou duas vezes e cortou a salsicha.


A Simplicidade e Genialidade é que faz de Domingos Utimura um mestre.

Como fazer um Boné mexer rapidamente na cabeça do nosso saudoso ídolo Ayrton Senna?
Chamaram Domingos Utimura para resolver este problema, na reunião com toda equipe de produção começaram a questionar sobre a realização daquele efeito, o filme todo tinha como base o Boné Mágico do Ayrton Senna que deveria se mexer com naturalidade e rapidez. Não faltaram sugestões do tipo: “colocar um motor com radio-controle, criar um suporte mecanizado, instalar pequenos rolamentos etc...”.
Domingos retornou para oficina e lá me chamou para um teste, colocou o boné em minha cabeça e amarrou dois fios transparentes, um de cada lado. Em seguida ficou puxando em movimentos alternados, como o boné estava frouxo na minha cabeça ele dançava ao comando de meu pai. No Rio de Janeiro, Domingos chega ao set de filmagem e todos lhe perguntam...”Domingos cadê seus equipamentos para o efeito, radio controle, motorzinho, etc?”, Domingos então pega e mostra o rolinho de fio de pesca, nesse momento o silêncio imperou até a chegada do Ayrton Senna. Domingos então preparou o Boné e foi esticando os fios até o fim do cenário e lá permaneceu até o momento da ação.
O Diretor então gritou Luz, Câmera e Ação! Domingos ganhou os aplausos de todos, e eu um autógrafo do Ayrton Senna.


No ano de 2002, a Produtora Cine Cinematográfica solicitou a Cesar Utimura uma réplica de um Tiranossauro Rex em escala natural, ou seja, uma estrutura óssea com 5 metros de altura por 9 metros de comprimento para o filme de cerveja Antártica.
Cesar Utimura modelou totalmente a mão no prazo de 3 Semanas, utilizando para isso, entre outras coisas talento e uma colher de sopa.



Não é todo dia que um espantalho voa de uma plantação de alfaces a mais de 4 metros de altura, mas foi isso que Cesar Utimura fez para atender a um comercial para os cartões Visa, para aumentar o desafio um jorro de petróleo de 10 metros selava o roteiro.
No Filme Reebok criado pela W/Brasil e produzido pela Cine Cinematográfica tornou-se um grande desafio para Cesar Utimura, fazer o elevador de Daniella Cicarelli despencar com todos os efeitos necessários para cena. Cesar Utimura teve para realização deste Efeito, uma semana de prazo. A satisfação deste seu trabalho é saber que os objetivos foram todos alcançados.

 
Domingos Utimura realizou milhares de efeitos especiais, alguns com grandes mecanismos outros com acabamentos delicados, estes recebiam o toque especial de sua esposa Shirley Utimura, com paciência Shirley revestia, costurava, lixava peças com muita perfeição.
Em 1982 foi desenvolvida uma massa de sorvetes a base de gordura, que não derretia ao calor dos refletores, tal descoberta foi realizada por Shirley Utimura que dedicou anos de trabalho em companheirismo e dedicação.

 
Você sabe o que significa o termo Mock-Up ?

Mock- Up significa imitação, algo parecido, já no universo dos Efeitos Especiais Mock-Up significa perfeição.


Em um filme de Sabonete, porque não utilizar o próprio produto?

O Sabonete ao menor contato com a água começa a dissolver suas propriedades, isso é muito bom para sua pele, mas não para a plástica que envolve um anúncio publicitário. O Sabonete deve estar perfeito nestas condições, sendo assim em respeito ao consumidor, o cliente solicita a produção do Mock-Up para que desta forma fique claro ao telespectador, e perfeito para o anúncio publicitário.


O que difere os Efeitos Especiais Mecânicos, dos efeitos produzidos em Computação Gráfica?

Os Efeitos Especiais Mecânicos atuam no universo real, ou seja, diante das câmeras, interagindo com a direção, fotografia e com os atores. Mas toda ação mecânica se limita as leis da física.
No caso da Computação Gráfica ocorre o inverso, não existe as limitações da física, porém tudo ocorre em um mundo virtual, onde luz, câmera e ação fazem parte de um único sistema gráfico.
O uso conjunto dessas duas técnicas distintas, Efeitos Especiais e Computação Gráfica, permitem romper limitações, com resultados realísticos jamais vistos.

 

Produzir melhores Mock-up requer pesquisas e desenvolvimento de novas técnicas.

A Técnica de restauração de biscoitos foi criada por Cesar Utimura, tal solução permitiu preservar a têxtura dos biscoitos e conseqüentemente menos horas nas finalizações digitais.