Domingos
Utimura sempre foi fascinado por tudo que o desafiava, desmontava
aparelhos eletrônicos para conhecer seu funcionamento,
construía aviões aeromodelos, e enfim seu hobby
preferido pequenos foguetes dotados com dois estágios
equipados com um pára-quedas. Eis um fato inusitado,
ocorreu no ano de 1967, após 300 foguetes lançados,
todos sem nenhum problema, eis quando na tentativa de lançar
um novo protótipo com inovadores três estágios,
houve uma pequena falha na passagem entre o primeiro para
o segundo estágio, um atraso de décimos de segundo
foi o suficiente para alterar o rumo do foguete colocando-o
em um vôo horizontal, perdendo rapidamente a altitude
adentrando em uma residência pela porta da frente atingindo
a sala de estar e parando debaixo de um televisor.
Lá permaneceu queimando o restante do seu combustível
sólido, e somente após soltar seu pára-quedas
podia-se ouvir os gritos de duas senhoras saindo para o meio
da rua.
Este
caso ocorreu no dia 08 de Março de 1969, em meio a
uma filmagem de automóvel, Domingos Utimura, um assistente,
e o piloto foram vitimas de uma pane no motor do helicóptero
em pleno vôo, eis que totalmente sem controle o helicóptero
caiu, para sorte de seus ocupantes o aparelho atingiu a copa
de uma árvore amortizando o impacto da queda. Todos
sobreviveram com escoriações leves.
No
dia 19 de Dezembro de 1997, Cesar Utimura resolveu criar algo
diferente para aquele Natal, pensando assim, instalou no carro
do Pai cerca de 2.000 lampadinhas de natal alimentadas com
02 transformadores e duas baterias extras, tal evento valeu
uma publicação na revista ISTO É.
Esta
é pra ficar na lembrança, no dia 17 de Dezembro
de 2004, César Utimura manteve montado na lateral da
casa de seus pais uma réplica de um tiranossauro Rex
com cerca de 5 metros de altura por 9 metros de comprimento,
totalmente modelado a mão. Ao ter um fim de semana
livre resolveu decora-lo com cerca de 3.000 lampadinhas de
Natal e um gorro gigante de Papai Noel. As crianças
adoraram e o jornal local também.
Você
sabia que em 1980, Domingos Utimura fazia um Orelhão
(nome popular dado aos telefones públicos), morrer
diante das câmeras?
Isso mesmo, a genialidade de Domingos Utimura permitiu a realização
do filme com o uso da mecânica dos efeitos especiais,
dando ênfase a toda plástica e dramaticidade
da cena.
Este filme foi criado pela agência DPZ intitulado “
Vandalismo” e produzido pela Espiral, Domingos Utimura
ganhou o prêmio de melhor efeitos especiais pela entidade
“HOLLYWOOD RADIO and TELEVISION SOCIETY”, lhe
concedendo o prêmio “INTERNATIONAL BROADCASTING
AWARD of 1980” obtendo o reconhecimento internacionalmente.
O
impacto do filme “Vandalismo” teve repercussões
imediatas logo após sua exibição, toda
crítica estava elogiando o trabalho realizado, o entendimento
geral foi tanto que cartunistas renomados como Mauricio de
Souza passaram a reforçar a idéia junto ao publico
Infantil.
Durante as filmagens de GILLETTE em Milão, tive a oportunidade de trabalhar junto a BBDO México com produção da Postal Pictures e A.S.A.P Production, ao lado de Kaká e Rafael Marquez, valeu!!!
Um dia Isabelle da produtora Zohar, me solicitou a produção de um carrinho com estilo bem futurista, do início do projeto até a sua conclusão foram apenas quatro dias...e quatro noites de muito trabalho. Durante as filmagens pude observar a criança que iria pilotar, uma coisa é certa...alimentar um sonho vale a pena.
Durante a copa do mundo de 2006, meu amigo Clóvis Mello da produtora Cine Cinematográfica me colocou diante a um desafio; construir uma trave com proporções maiores para a nova campanha da Ambev / Skol. Para aumentar o desafio dentro de cada um dos tubos verticais teriamos dois modelos um em cada tubo; nestas condições eles deveriam andar pelo campo fugindo da bola evitando assim o gol adversário. Foram 12 dias de estudos técnicos até a finalização do projeto, no dia da filmagem para minha surpresa os modelos não conseguiram interagir com a trave, pois tinham fobia....por essa ninguém esperava!!! Tudo bem, entrei em um dos tubos e com a ajuda do Alemão de dentro do outro tubo controlamos a trave durante toda a filmagem; afinal... vontade, força e amizade ajudam a transformar ficção em realidade.
Depois de 03 anos o tiranossauro-rex é vendido para um parque temático em brotas.
Domingos
Utimura desenrolou um tapete, será verdade ou uma lenda?
Isso
realmente aconteceu, e foi assim...
Havia
um roteiro que pedia um enorme rolo de tapete vermelho desenrolando
sozinho cruzando o quadro de ponta a ponta. Ligaram para
o Domingos que na mesma hora passou o orçamento,
depois disso tentaram resolver por conta... Mas no dia da
filmagem nada do tapete desenrolar, após inúmeras
tentativas sem resultados ligaram novamente para o domingos
que teve que sair as pressas. Chegando ao estúdio,
Domingos olhou, pensou, e disse: “Inclina todo o piso
do cenário 30 graus, após dizer isso ele virou
e foi embora sem antes deixar a notinha.
E não é que o tapete desenrolou!
LUZ,
CAMERA...AÇÃO... CORTA!
Essa
é engraçada, Domingos estava em meio a um
filme para salsichas Sadia, no roteiro essa salsicha tinha
que num dado momento formar a letra “S”, imagine
que para fazer a salsichas entortar foi necessário
filmar quadro a quadro, essa técnica requer muita
paciência e habilidade. Após horas de trabalho
finalmente o “S” da salsicha estava pronto para
o ultimo plano, neste momento a modelo deveria simplesmente
participar da cena com um belo sorriso, o diretor então
gritou LUZ, CÂMERA, AÇÃO...Insatisfeito
com a cena disse, CORTA! A modelo não pensou duas
vezes e cortou a salsicha.
A
Simplicidade e Genialidade é que faz de Domingos Utimura
um mestre.
Como
fazer um Boné mexer rapidamente na cabeça
do nosso saudoso ídolo Ayrton Senna?
Chamaram Domingos Utimura para resolver este problema, na
reunião com toda equipe de produção
começaram a questionar sobre a realização
daquele efeito, o filme todo tinha como base o Boné
Mágico do Ayrton Senna que deveria se mexer com naturalidade
e rapidez. Não faltaram sugestões do tipo:
“colocar um motor com radio-controle, criar um suporte
mecanizado, instalar pequenos rolamentos etc...”.
Domingos retornou para oficina e lá me chamou para
um teste, colocou o boné em minha cabeça e
amarrou dois fios transparentes, um de cada lado. Em seguida
ficou puxando em movimentos alternados, como o boné
estava frouxo na minha cabeça ele dançava
ao comando de meu pai. No Rio de Janeiro, Domingos chega
ao set de filmagem e todos lhe perguntam...”Domingos
cadê seus equipamentos para o efeito, radio controle,
motorzinho, etc?”, Domingos então pega e mostra
o rolinho de fio de pesca, nesse momento o silêncio
imperou até a chegada do Ayrton Senna. Domingos então
preparou o Boné e foi esticando os fios até
o fim do cenário e lá permaneceu até
o momento da ação.
O Diretor então gritou Luz, Câmera e Ação!
Domingos ganhou os aplausos de todos, e eu um autógrafo
do Ayrton Senna.
No
ano de 2002, a Produtora Cine Cinematográfica solicitou
a Cesar Utimura uma réplica de um Tiranossauro Rex
em escala natural, ou seja, uma estrutura óssea com
5 metros de altura por 9 metros de comprimento para o filme
de cerveja Antártica.
Cesar Utimura modelou totalmente a mão no prazo de
3 Semanas, utilizando para isso, entre outras coisas talento
e uma colher de sopa.
Não
é todo dia que um espantalho voa de uma plantação
de alfaces a mais de 4 metros de altura, mas foi isso que
Cesar Utimura fez para atender a um comercial para os cartões
Visa, para aumentar o desafio um jorro de petróleo
de 10 metros selava o roteiro.
No
Filme Reebok criado pela W/Brasil e produzido pela Cine Cinematográfica
tornou-se um grande desafio para Cesar Utimura, fazer o elevador
de Daniella Cicarelli despencar com todos os efeitos necessários
para cena. Cesar Utimura teve para realização
deste Efeito, uma semana de prazo. A satisfação
deste seu trabalho é saber que os objetivos foram todos
alcançados.
Domingos
Utimura realizou milhares de efeitos especiais, alguns com
grandes mecanismos outros com acabamentos delicados, estes
recebiam o toque especial de sua esposa Shirley Utimura, com
paciência Shirley revestia, costurava, lixava peças
com muita perfeição.
Em 1982 foi desenvolvida uma massa de sorvetes a base de gordura,
que não derretia ao calor dos refletores, tal descoberta
foi realizada por Shirley Utimura que dedicou anos de trabalho
em companheirismo e dedicação.
Você
sabe o que significa o termo Mock-Up ?
Mock-
Up significa imitação, algo parecido, já
no universo dos Efeitos Especiais Mock-Up significa perfeição.
Em
um filme de Sabonete, porque não utilizar o próprio
produto?
O
Sabonete ao menor contato com a água começa
a dissolver suas propriedades, isso é muito bom para
sua pele, mas não para a plástica que envolve
um anúncio publicitário. O Sabonete deve estar
perfeito nestas condições, sendo assim em
respeito ao consumidor, o cliente solicita a produção
do Mock-Up para que desta forma fique claro ao telespectador,
e perfeito para o anúncio publicitário.
O
que difere os Efeitos Especiais Mecânicos, dos efeitos
produzidos em Computação Gráfica?
Os
Efeitos Especiais Mecânicos atuam no universo real,
ou seja, diante das câmeras, interagindo com a direção,
fotografia e com os atores. Mas toda ação
mecânica se limita as leis da física.
No caso da Computação Gráfica ocorre
o inverso, não existe as limitações
da física, porém tudo ocorre em um mundo virtual,
onde luz, câmera e ação fazem parte
de um único sistema gráfico.
O uso conjunto dessas duas técnicas distintas, Efeitos
Especiais e Computação Gráfica, permitem
romper limitações, com resultados realísticos
jamais vistos.
Produzir
melhores Mock-up requer pesquisas e desenvolvimento de novas
técnicas.
A
Técnica de restauração de biscoitos
foi criada por Cesar Utimura, tal solução
permitiu preservar a têxtura dos biscoitos e conseqüentemente
menos horas nas finalizações digitais.